16 de outubro de 2013

30 Dias do Desafio dos Mestres #07

Parte 1 - Preparação

Como você se prepara para cada sessão?

Vou continuar dando dicas para jogos D&D-like (D&D, Old Dragon, Pathfinder, Tormenta RPG e etc). Acho que todo mundo que mestra gosta de preparar a sessão com alguma antecedência e essa preparação passa por dois níveis: a da história e a dos materiais de jogo.

Preparação da história: eu não gosto de preparar muitos detalhes da história, acho que deixa a campanha nos trilhos e tende a ser bem frustrante para o jogador (pelo menos era para mim, quando jogava em uma mesa assim). Eu costumo preparar NPCs, imaginar possíveis cenas que eu quero que aconteçam, imaginar localidades onde as cenas ocorrerão e preparar os encontros que acontecerão. 

As cenas são pensadas da forma mais genérica possível de propósito, para servirem como um guia, mas muitas vezes nem são utilizadas, justamente pela liberdade que dou aos jogadores. Um exemplo de cenas para um jogo seria:
  1. Mistério em Valkária: um assassino deixou um pedaço de pergaminho, ao lado de sua ultima vítima, onde estava escrito apenas o nome de um dos personagens;
  2.  Agulha em um palheiro: investigações feitas pelos personagens levam a lugar nenhum, dado o caráter cosmopolita da capital de Deheon. Eles precisarão recorrer a meios mágicos para encontrá-lo;
  3. A magia tem um preço: um poderoso clérigo de Thyatis aceitou usar seus poderes divinatórios para descobrir quem é o assassino misterioso, mas o preço e assinar um contrato mágico escrito em uma língua desconhecida;
  4. A vingança do barão Perkins:  recém ressuscitado, o vilão derrotado retorna com desejo de vingança. Uma batalha ocorre em um tempo de Leen que servia como seu refúgio. 
Preparação de materiais: Eu preparo, antes da sessão os materiais que usarei durante o jogo. Eu preparo:
  • Mapas: Eu imprimo o mapa da região onde o jogo ocorrerá e preparo os separo os dungeon tiles que usarei nos encontros da sessão. Caso eu não use os dungeon tiles, eu desenho o mapa à mão, sobre um grid em branco, usando canetas para quadro branco;
  • Tokens: Eu adoro usar referências visuais durante os combates e hoje eu uso tokens do D&D, que são uma opção muito mais barata que as miniaturas. Antes da sessão eu separo os tokens dos personagens jogadores e dos monstros/inimigos que participarão dos encontros da sessão;
  • Estatísticas de jogo: eu separo cada encontro em uma página, onde coloco as fichas dos monstros/armadilhas que usarei e imprimo. Fica bem mais fácil de gerenciar do que ficar usando o livro dos monstros.
Tudo isso fica atrás do escudo do mestre, que serve mais para esconder esse material todo do que para rolar o dado escondido.

E vocês, como preparam as suas sessões?