Parte 1 - Preparação
Você usa aventuras prontas ou escreve as suas?
O meu grupo tradicionalmente cria as próprias aventuras que jogamos. Me lembro de ter jogado pouquíssimas vezes aventuras prontas. Na verdade só me recordo de ter jogado uma (embora já tenha mestrado algumas): A Libertação de Valkária, já na época do Tormenta RPG.
O meu grupo atualmente tem quatro mestres:
- Marcus, mega especialista em Tormenta e atual mestre de The One Ring: é o melhor mestres de RPG que conheço e cria do zero ótimas histórias envolvendo meta-física e outras questões complexas;
- Fante, mestre de primeira viagem: está mestrando TRPG para o nosso grupo e usando uma história pronta;
- Rafael, mais novo membro do grupo e mega fã de GURPS: ainda não teve tempo de mestrar na nossa mesa, mas eu já joguei com ele e sei que ele manja dos paranauê;
- Eu, mega fã de D&D e de RPG
indiosindie: A maioria das aventuras que mestrei são criações minhas, mas como fã do D&D eu tenho me interessado, cada vez mais, em mestrar as aventuras oficiais e clássicas da TSR/Wizards.
Aventuras prontas têm desvantagens, como a possibilidade de ser muito "nos trilhos" ou ser apenas uma série de encontros sem sentido (Wizards, estou falando com você!). Apesar das desvantagens, as aventuras prontas têm vantagens também, como o fato de simplificar a vida do mestre e de ter alguns complementos que vão tornar o seu jogo mais legal (mapas, cartas, grids e etc).
As aventuras criadas por nós mesmos são recompensadoras e mais sandbox do que as prontas, mas dão mais trabalho também. Você precisará criar NPCs, monstros, mapas, motivações, plots, intrigas e reviravoltas e isso pode, muitas vezes, ser o principal desafio do mestre.
Abaixo listarei algumas aventuras que eu gostei de ler/mestrar/jogar e que podem ser de interesse para vocês:
As aventuras criadas por nós mesmos são recompensadoras e mais sandbox do que as prontas, mas dão mais trabalho também. Você precisará criar NPCs, monstros, mapas, motivações, plots, intrigas e reviravoltas e isso pode, muitas vezes, ser o principal desafio do mestre.
Abaixo listarei algumas aventuras que eu gostei de ler/mestrar/jogar e que podem ser de interesse para vocês:
- A Libertação de Valkária;
- Keep on the Shadowfell;
- Tomb of Horrors;
- A Cripta do Terror;
- Die Vecna Die!;
- The Village of Hommlet;
- The Temple of Elemental Evil;
- Murder in Baldur's Gate;
- Cairn of the Winter King;
- Queen of the Spiders.
E vocês, usam aventuras prontas ou criam as suas? E quais foram as melhores aventuras prontas que jogaram mestraram?
Atualmente estou mestrando Dia de Tormenta para um grupo novo :)
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