8 de outubro de 2013

30 Dias do Desafio dos Mestres #03

Hora de responder a terceira pergunta do desafio dos mestres. Sem enrolação vamos direto para a resposta.

Parte 1 - Preparação

Como você encontra jogadores?

Eu jogo RPG desde 2002 e ainda jogo com o mesmo grupo base e ainda no mesmo local que jogava 11 anos atrás. Apesar disso muitas pessoas passaram pela nossa mesa ao longos dos anos, entretanto algumas perderam o interesse no hobby e outras se mudaram e acabaram parando de jogar conosco. E é nesse momento que tivemos que encontrar novos jogadores para a mesa.

A maneira mais rotineira de chamar novos jogadores na nossa mesa é por indicação de alguém que já esteja jogando, que convida algum amigo para assistir uma partida, conhecer o pessoal e ver se é de seu interesse. Já usamos também o grupo do Facebook dedicado a RPG e Magic aqui da cidade (Ilhéus/Ba) para convidar novos jogadores.

Uma característica do meu grupo é a de introduzir novos jogadores ao hobby. Acho que entra um novato por ano em nossa mesa e muitos deles continuam a jogar RPG. Um ótimo exemplo disso é Felipe, o Fante, que é o nosso atual mestre de Tormenta RPG e autor aqui do blog também.

Além do meu grupo presencial, eu tenho um grupo online de TRPG. Eu mestro para uma galera que conheci no Twitter e nos blogs e que é super fã de Tormenta. A mesa é incrivelmente divertida e caótica.

Então a grande dica que eu dou para quem precisa encontrar novos jogadores é: jogue RPG com pessoas com as quais você tenha alguma afinidade, pois assim vocês se divertirão juntos e o clima da mesa tem tudo para ser o melhor possível, afinal deve ser horrível jogar em uma mesa onde o jogador X não gosta do jogador Y, que, por sua vez, sempre tenta matar o personagem do jogador Z, que não gosta de forma como você mestra e fica tentando de corrigir o tempo todo, não é?

E vocês, como encontram novos jogadores para as suas mesas?