31 de maio de 2013

Savage Worlds - Guia para a aventura "Filhos da Selva"


Com a chegada do meu Savage Worlds estou me preparando para mestrar a minha primeira aventura. Enquanto isso, lendo as Aventuras Rápidas, escolhi "Filhos da Selva", para "produzir" algum material. Aqui farei apenas um pequeno guia para quem for mestrar esta aventura e não entrarei em detalhes da aventura, senão meus jogadores não terão nenhuma surpresa.

Como referência para este pequeno guia estou utilizando o Tour of Darkness e a Wikipédia. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o militarismo americano durante a Guerra do Vietnam eu recomendo bastante que compre o pdf do Tour of Darkness (um suplemento para Savage Worlds especificamente sobre o Vietnam no universo de Guerras Estranhas), ou que confira na Wikipédia ou outros meios gratuitos, pois te ajudará muito a entender melhor como descrever suas cenas.

Clima: O sul do Vietnam tem clima tropical, com um clima quente e úmido. A média mensal é 27ºC, mas pode atingir valores muito mais elevados. O índice de chuvas é elevado, contribuindo para aumentar a umidade da floresta local, que combinada com a alta temperatura mina as forças daqueles que não estão acostumados.

Para a minha mesa eu modifiquei alguns detalhes da aventura e produzi alguns props, que vocês podem conferir abaixo, para serem usados pelos jogadores e pelo mestre. O primeiro detalhe que eu mudei foi o Esquadrão Rifle, o grupo dos personagens, ao invés de serem 10 soldados (jogadores e extras) são apenas uma equipe tática independente, ou seja apenas os personagens jogadores. Achei mais bacana dessa forma, mas só vou ter certeza se ficou melhor depois que jogar. Outro ponto que mudei foi a descrição da caverna de Bollaxus (quem leu a aventura sabe do que se trata), porque as dimensões que a versão brasileira traz não estão corretas. 

Eu levarei para a minha mesa para ajudar na sessão: um mapa da região do Vietnam onde a missão ocorrerá, o grid de combate da caverna com as dimensões corretas. Se você é um jogador de Savage Worlds, ou pretende jogar esta aventura eventualmente não baixe o anexo abaixo.



Além dos props para serem levados para a sessão eu preparei cinco fichas de personagens para serem usados nesta aventura, uma equipe de elite do exército americano especializada em missões de infiltração. Eu acho bacana levar fichas prontas para ajudar os jogadores (meus jogadores não leram o livro ainda). Confiram abaixo o Esquadrão Rifle. 







Armas Citadas

M1911A1

Faca KA-BAR
M26

M16

M40

Stoner
E aí, o que acharam dessa compilação de material?

Comments (4)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Gostei bastante do post, mestrei essa aventura ontem para meus colegas e posso dizer que acabou saindo bem diferente da sua. Eu deixei eles criarem os personagens para verem como era o sistema de criação do savage worlds e, como tinha poucas pessoas (apenas 2), resolvi incluir 6 extras para completar um esquadrão rifle de 8 pessoas. Minha tristeza foi que os extras que mais gostei de interpretar morreram logo D:

Eu percebi que as dimensões da caverna não estavam corretas, tanto da caverna quanto do bunker, ficaram enormes no que a aventura cita, impossível de usar, aí acabei improvisando um mapa na hora (que acho que ficou um pouco apertado...)

Eu gostei bastante do cenário Weird Wars, mas sinceramente, não sei como seria fazer uma campanha grande dentro dele. Você sabe de algum exemplo de campanha que tenha sido lançada?
1 reply · active 633 weeks ago
Essa questão dos tamanhos dos mapas eu conversei com o próprio tradutor, ele cometeu um pequeno equívoco. Onde eram pés ele entendeu como quadrados, logo 3 pés (aproximadamente) seriam 1 m, assim ele trocou cada PÉ por 6 Pés (2 quadrados). Onde ele cita uma pequena piscina de 10 quadrados, seriam 10 pés, logo 2 quadr. aproximadamente...
HUm...acredito que jogar com um nativo vietnamita, com poucos recursos contra um invasor pesadamente armado que faz uso de tudo, inclusive napalm, deva ser mais desafiador.
Mas ó: ficou muito legal essa adaptação e o cuidado com tudo - parabéns.
Uma das coisas que mais adorava fazer com GURPS era narrar One-Shoots no estilo Delta Force. Nem preciso dizer que terei de narrar essa pq adorei o Savage Worlds.

ótimo post, espero ver mais cenários novos!

Post a new comment

Comments by