12 de janeiro de 2013

Grupo de NPCs - Como jogar D&D 4e com apenas um jogador


Ontem eu vi uma postagem em um grupo do Facebook que me fez pensar um pouco. Um rapaz está mestrando uma campanha de D&D 4e para apenas um jogador, mas estava encontrando problemas com isso, afinal de contas a quarta edição do Dungeons and Dragons foi pensada para ser jogada em grupo, de preferência um grupo com cada um dos roles cobertos (striker, leader, defender e controller).

Mas aí, se você só tem um jogador na sua mesa vai ser impedido de jogar D&D 4e? Claro que não! Você precisa de uma mecânica funcional, simples e que não tome o seu tempo de jogo. Imagine administrar, além dos monstros, três fichas de personagens. Impraticável não é mesmo?

Pensando em ajudar esse cara do Facebook eu criei uma ficha para um grupo de NPCs, que pode ser usada para "substituir" um  grupo de personagens que ele teria na mesa. O grupo de NPCs não é um substituto real a personagens jogadores, estes serão sempre mais apelões e otimizados em combates, mas sim uma alternativa, um quebra-galho.

Confiram como ficaria uma ficha de NPCs de nível 1: 



Fiz o Grupo de NPCs como um "monstro" solo, de maneira que possa atacar duas vezes por turno e não seja tão vulnerável às condições (dazed, slowed e etc). Como vocês podem ver esse "monstro" de D&D 4e tem um pouco do Fighter, do Wizard e do Cleric, ajudando a quebrar um galho dos roles para um grupo de dois jogadores (mestre e um jogador). Acredito que usando esse stat block o mestre vai agilizar o seu jogo e não vai perder tanto tempo quanto perderia se tivesse que controlar outros três personagens de D&D 4e.

O que acharam da ficha? Acham que pode ajudar um um jogo para apenas um jogador?

5 comentários:

  1. algum motivo em especial pra não ter feito ela em portugues?

    ResponderExcluir
  2. Eu jogo D&D com os livros em inglês e não sei como ficou a tradução oficial da Devir dos termos do jogo, portanto, fiz a ficha em inglês mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Teoria interessante! ^^
    Só testando agora =/
    Mas ai é só fazer ajustes... creio.. ^^

    ResponderExcluir
  4. É estranho pensar em grupo de personagens agindo todos na mesma iniciativa e podendo ser flanqueados como um só... mas isso não é uma crítica, na verdade, acho que a ajuda oferecida é sempre bem-vinda. Vou testar na minha campanha e depois te conto como foi, pode ser?

    ResponderExcluir
  5. Show cara. Mas eu fiz um pouco diferente.
    Quando estou nesta situação, eu uso somente de forma interpretativa as ações dos aliados, de modo a agilizar esta parte, usando testes com dados para os inimigos e testes envolvendo especialidades dos npcs. Mas ficou show sim!
    Obrigado por mais um posto bacana!

    ResponderExcluir