14 de julho de 2014

D&D (5ª Edição) - Reporte de Sessão #01 e Primeiras Impressões


Fala galera beleza? A Wizards já lançou o Basic D&D, pdf gratuito que contém todas as regras básicas da nova edição, e eu obviamente estou mega empolgado e corri para preparar uma aventura, que tem tudo para se tornar uma campanha. Quer conferir o que rolou na minha mesa e o que eu achei do Basic D&D?

Os Personagens
  • Sellenne (Lucas): Uma High Elf fugida de Lennórienn e que hoje atua como prostituta (Background: Criminal) em Malpetrim.
  • Ivan (Felipe): Human Fighter que veio como guarda da comitiva que veio de Valkária para o casamento (Background: Soldier).
  • Aust (Gabriel): Um jovem Wood Elf Fighter que trabalha auxiliando aqueles que têm dificuldade em entrar ou sair de Malpetrim por conta do Império de Tauron (Background: Criminal).
  • NÃO LEMBRO O NOME DO PJ, MAS É ÁRABE E NÃO TÔ COM A FICHA (Marcus): Um Sar-Allam Cleric que busca cumprir seu destino e salvar sua família (Background: Folk Hero).

A História: Nos últimos meses o Reinado foi abalado e viu sua estrutura política ser fortemente alterada. Três blocos surgiram: Reinado, Império de Tauron e Liga Independente; Rei-Imperador deu lugar a Rainha-Imperatriz; antigas alianças foram desfeitas e novas alianças são motivo de desconfiança. Em meio a incerteza e medo do povo, quem realmente sofre com tudo isso, uma cidade se levanta como uma cidade livre: Malpetrim.

A nossa história se iniciou na festa de casamento do Conde Von Braum, de família importante em Petrynia, e lady Katarina, da alta nobreza de Valkária. Nobres de todos os cantos do Reinado e Malpetrim aproveitavam a festa no palácio, enquanto os jardins foram abertos para que a plebe também participasse da festa, embora não tivesse acesso aos nobres ou às comidas e bebidas.

O casamento poderia ser interpretada como uma mensagem da cidade de Malpetrim. Poderia significar uma aliança velada ao Reinado. Poderia, mas o Conde fora envenenado durante a festa. Quem será o responsável por isso? E por que?

Bom, é isso que os jogadores estão investigando.

Combates 

  • O primeiro foi durante a festa, quando parte do grupo conseguiu impedir que um grupo de bandidos se infiltrasse na festa. 
  • O segundo foi durante a investigação, na mata dos arredores de Malpetrim, contra uma Ankheg. Esse combate foi muito tenso e foi vencido graças à inventividade do grupo, que subiu em árvores e atacou a besta de longe. Menção honrosa à Wizard que derrotou o monstro fazendo um coquetel molotov usando um lenço, uma garrafa de bebida barata e Prestidigitation!
  • O terceiro foi contra um suposto cultista de Tenebra. O combate foi muito bacana e serviu para fazer duelos de magias entre o vilão e o cultista. O grupo saiu vitorioso, mas foi uma peleja das mais complicadas.

Minhas Impressões

Fazer a ficha está muito fácil e rápido. Ninguém do grupo conhecia o sistema, embora Marcus tivesse dado uma olhada no pdf, e mesmo assim a criação dos personagens ocorreu sem problemas, até porque os dados foram generosos durante as rolagens dos atributos dos pjs.

As regras estão bem enxutas e são de fácil entendimento, especialmente se você algum dia na sua vida já jogou ou leu alguma edição do D&D. O sistema me parece muito bem equilibrado e, pelo menos no Basic, não tem combo ou maneiras de criar um personagem combado. Os mestres comemoram.

Você gostava do AD&D e de todo o fluffy que tinha nessa edição? Fique feliz, ao que tudo indica o D&D será uma edição fortemente voltada para a interpretação e para livros mais descritivos e gostosos de ler, especialmente em manhãs chuvosas de domingo.

Nessa edição até o jogador mais tímido/pé no saco/sem criatividade, que nunca preparava uma história para o personagem e interpretava sempre a mesma pessoa (independente da raça e classe de seu pj atual) conseguirá ser uma persona com características próprias, ideais, ligação com o cenário e falhas. Sabe por que? Porque o sistema tem isso dentro dele. Isso é ótimo!

Os combates estão rápidos e exigem que os jogadores pensem muito além do clássico "eu ataco". A mecânica de Vantagem/Desvantagem os faz pensar em como tirar proveito das situações e torna tudo mais dinâmico e divertido. Além disso cada combate pode ser o último. Ivan, o Fighter, caiu inconsciente duas vezes e foi salvo pelo Cleric nas duas ocasiões.

E as magias? Eu fiquei de birra quando vi que haviam retornado para o sistema vanciano nesta edição. Mas mudei de opinião quando vi o jogo funcionando na mesa. Os conjuradores ganharam mais versatilidade podendo preparar muito mais magias do que no AD&D/3.X (embora ainda estejam limitados aos seus slots diários) e ganharam mais poder também. De maneira geral as magias estão muito mais poderosas e interessantes. Acho que temos o encontro do melhor do que tinha sistema de magias vanciano e do sistema da quarta edição. Menção honrosa: Magic Missile agora é capaz de derrubar um guerreiro de primeiro nível!

Toda a mecânica de Saves, Ability Checks e Skills está simples e intuitiva. Tudo parece funcionar muito bem e a tabela de dificuldades da página 58 mostra como o sistema está enxuto: a DC máxima prevista é 30. Em edições anteriores não era muito complicado somar 30 em um teste.

Opinião Final: O Basic D&D está muito bacana e é suficiente para você rolar uma campanha inteira se quiser. Se precisar de monstros pode pegar o último pacote de playtest e fazer adaptações mínimas no que tem lá. Eu já estava bem animado com essa edição e agora estou ainda mais. Só me resta esperar que não dê problema com minha encomenda na Amazon, que está prevista para chegar em duas semanas.

E vocês já tiveram a chance de testar a nova edição? E o que acharam do pdf?