11 de dezembro de 2013

Feiticeiros Variantes para Savage Worlds


Em minha mesa de Tormenta (Savage Worlds) apareceu um jogador querendo criar um personagem que fosse um feiticeiro, não um mago. De cara fui no livro básico e não encontrei o Antecedente Arcano (Feitiçaria). Fui consultar o meu Fantasy Companion e encontrei, porém não gostei de como adaptaram a mecânica. O que fiz? Bolei meu próprio Antecedente Arcano (Feitiçaria).

Como é o feiticeiro no Fantasy Companion:

Perícia Arcana: Conjuração (Espírito)
Pontos de Poder Iniciais: 15
Poderes Iniciais: 1+dissipar
Choque de Retorno: Feiticeiros que rolarem 1 em seu dado de Conjuração, independente do valor do Dado Selvagem, ficarão Abalados. Isso pode causar um ferimento.

Eu gosto que os personagens seja notadamente diferentes entre si. Um mago e um feiticeiro, na minha opinião, devem ser bem diferentes entre si: enquanto um estuda a magia a fundo e conhece várias delas, embora não tenha capacidade de lançar várias delas em um mesmo dia, o outro tem a magia em seu sangue e pode lançá-la a vontade, embora conheça poucas magias.

Pensando nisso e usando a regra variante "Sem Pontos de Poder" para magia da página 132 do Savage Worlds, eu criei a minha própria versão do feiticeiro:

Antecedente Arcano (Feitiçaria)
Perícia Arcana: Feitiço (Espírito)
Pontos de Poder: Nenhum. Ao invés de usar Pontos de Poder, feiticeiros simplesmente escolhem a magia que desejam conjurar e realizam uma rolagem de Feitiço. A penalidade para rolagem é metade do custo normal de Pontos de Poder (arredondado para baixo).
Magias Conhecidas Conhecidos: Uma, com exceção de Cura e Cura Maior.
Choque de Retorno: Feiticeiros que rolarem 1 em seu dado de Conjuração, independente do valor do Dado Selvagem, ficarão Abalados. Isso pode causar um ferimento.

Apenas mexi um pouco nas regras e consegui fazer exatamente o que queria com o sistema, esse é um dos pontos fortes de Savage Worlds.