Em minha mesa de Tormenta (Savage Worlds) apareceu um jogador querendo criar um personagem que fosse um feiticeiro, não um mago. De cara fui no livro básico e não encontrei o Antecedente Arcano (Feitiçaria). Fui consultar o meu Fantasy Companion e encontrei, porém não gostei de como adaptaram a mecânica. O que fiz? Bolei meu próprio Antecedente Arcano (Feitiçaria).
Como é o feiticeiro no Fantasy Companion:
Perícia Arcana: Conjuração (Espírito)
Pontos de Poder Iniciais: 15
Poderes Iniciais: 1+dissipar
Choque de Retorno: Feiticeiros que rolarem 1 em seu dado de Conjuração, independente do valor do Dado Selvagem, ficarão Abalados. Isso pode causar um ferimento.
Eu gosto que os personagens seja notadamente diferentes entre si. Um mago e um feiticeiro, na minha opinião, devem ser bem diferentes entre si: enquanto um estuda a magia a fundo e conhece várias delas, embora não tenha capacidade de lançar várias delas em um mesmo dia, o outro tem a magia em seu sangue e pode lançá-la a vontade, embora conheça poucas magias.
Pensando nisso e usando a regra variante "Sem Pontos de Poder" para magia da página 132 do Savage Worlds, eu criei a minha própria versão do feiticeiro:
Antecedente Arcano (Feitiçaria)
Perícia Arcana: Feitiço (Espírito)
Pontos de Poder: Nenhum. Ao invés de usar Pontos de Poder, feiticeiros simplesmente escolhem a magia que desejam conjurar e realizam uma rolagem de Feitiço. A penalidade para rolagem é metade do custo normal de Pontos de Poder (arredondado para baixo).
Magias Conhecidas Conhecidos: Uma, com exceção de Cura e Cura Maior.
Choque de Retorno: Feiticeiros que rolarem 1 em seu dado de Conjuração, independente do valor do Dado Selvagem, ficarão Abalados. Isso pode causar um ferimento.
Apenas mexi um pouco nas regras e consegui fazer exatamente o que queria com o sistema, esse é um dos pontos fortes de Savage Worlds.
Apenas mexi um pouco nas regras e consegui fazer exatamente o que queria com o sistema, esse é um dos pontos fortes de Savage Worlds.