4 de outubro de 2013

30 Dias do Desafio dos Mestres #01

Após um longo período afastado do blog e do RPG, eis que retorno a escrever inspirado, mais uma vez, no meu blog de RPG favorito: Rolando 20. Está rolando um meme na gringa que desafia os mestres a responderem 30 perguntas, uma por dia, sobre a arte de mestrar. Ficou curioso? Confira abaixo a minha resposta para a primeira pergunta.


Parte 1 - Preparação

Que dica você daria para um mestre de primeira viagem? 

Mestrar é intimidador, especialmente quando somos inexperientes ou mestraremos para desconhecidos. Como mestre você precisa ter, basicamente, duas coisas em mente:



  1. Todos, incluindo você, devem se divertir. Portanto leve em consideração o perfil dos jogadores ao preparar a sua aventura, com isso você tem uma chance muito maior de tornar a sua sessão memorável;
  2. Dê espaço para a criatividade dos seus jogadores. Não planeje cada mínimo detalhe da aventura e não espere que ela saia exatamente como vocês havia planejado, até porque provavelmente ela sairá de uma maneira completamente maluca e imprevisível (não é Beto, Quaresma, Luíza, Davide e Edu?) e isso será extremamente divertido.
Tente montar uma aventura divertida, que se encaixe no seu gosto e no dos seus jogadores, não se preocupe muito com as regras, mas sim em montar uma história divertida, com NPCs interessantes, localidades marcantes e desafios memoráveis.

OBS: Não seja o mestre frustado que quer ser jogador. Mestrar é divertido e gratificante, mas é uma diversão e recompensa diferente de ser jogador, portanto tenha isso em mente antes de mestrar. Poucas coisas são piores do que um mestre que faz um NPC fodão que resolve tudo sozinho, que coloca todos os personagens jogadores no chinelo e que é um bárbaro/ninja/arquimago/sexy-sem-ser-vulgar.