10 de setembro de 2012

Pontos de Narrativa


Hoje minha dica é para os mestres de D&D, Pathfinder, Old Dragon e Tormenta RPG. Que tal você dar um pouco de "poder" ao seu jogador?

Tenho usado isso desde o ano passado e isso tem agradado a todos os jogadores, que se sentem com um maior poder em suas mãos.

O que são Pontos de Narrativa?

Os Pontos de Narrativa servem para que o jogador adicione, ou mesmo modifique, elementos de jogo. Mas para isso o jogador precisará criar uma pequena narrativa que justifique seu uso. A cena precisa ser aceita pelo grupo, que julgará se é legal (e se criará bons ganchos para novas aventuras), e principalmente pelo mestre, que pode vetar ou mesmo pegar a ideia central do jogador e usá-la com algumas alterações.

Exemplo 1:

Mestre: "Vocês estão encurralados no final de um corredor, não há saída e escutam os passos do Lich se aproximando. O que vocês fazem?

Jogador 1: "Eu preparo uma ação, assim que o vilão se aproximar eu lançarei uma Bola de Fogo."


Jogador 2: "E gasto meu único Ponto de Narrativa. No momento em que o Lich estava quase nos alcançando uma voz feminina, falando em uma língua desconhecida, ecoou pelos corredores dessa masmorra e fez com que o Lich mudasse seu rumo."

Exemplo 2:

Mestre: "Vocês estão presos na cadeia local, enquanto escutam a população clamar lá fora: - Guilhotina! Guilhotina! Um guarda se aproxima para levá-los para a execução na praça. O que vocês fazem ou dizem?

Jogadora 1: "Eu gasto um dos meus três Pontos de Narrativa. Graças a Marah, este é Viktor meu primeiro namorado. Eu olho nos olhos de Viktor e imploro por pelo menos uma chance de explicar tudo antes que nos leve para a execução."


O que não posso fazer com Pontos de Narrativa?

Um Ponto de Narrativa não pode ser usado para modificar nenhum resultado dos dados. Não pode ser usado para ataques, resistências e etc, caso um jogador queira garanir um sucesso automático ou mesmo um acerto crítico  ele simplesmente perde seu precioso Ponto de Narrativa. Seu uso é obrigatoriamente NARRATIVO.


Tá já sei o que são e como usar, mas como eu os consigo?

Ao inicio da campanha/aventura todos os jogadores recebem um Ponto de Narrativa. Ao final de cada sessão de jogo o grupo deve decidir quem receberá mais um, e apenas um, Ponto de Narrativa, seja pelo destaque em combate ou mesmo pelas risadas que proporcionou. Pontos de Narrativa são cumulativos.


E então, o que acham dessa house rule que uso em minhas mesas?