3 de setembro de 2012

Estes Nazistas Mortais - Reporte de Sessão + Ficha-Tema


Neste fim de semana consegui, enfim, mestrar Este Corpo Mortal (#ecmortal). Apresentei o jogo a três jogadores, que normalmente jogam D&D 4e, Old Dragon e Tormenta RPG comigo, que não conheciam nada do sistema. Após uma breve explicação da mecânica de criação da ficha-tema e do funcionamento geral do sistema começamos, bem animados a exercitar a criatividade.


Eu fiz questão de não preparar nada para a sessão e criar, juntamente com o grupo, o jogo. Conhecendo meus jogadores (entre eles uma mulher, a minha noiva) imaginei que jogaríamos algum RPG de Supers, que se diferenciaria bastante do que normalmente jogamos (apesar de termos jogado o Marvel Heroic Roleplaying recentemente). Imaginem a minha surpresa quando começamos a criar a ficha-tema e me deparei com um RPG de horror clássico.

Confiram abaixo a ficha-tema, os personagens e uma breve descrição das cenas que tivemos.


Os Personagens





Ficha-Tema


Tom

Realista, com muito suspense e emoções à flor da pele. 

Cenário

Equipe de TV de um programa especializado em casos sobrenaturais chega a uma cidade no norte de Rússia em Setembro de 2012 para investigar boatos sobre fantasmas nazistas.

O Sobrenatural

A magia, aqui definida como a paranormalidade, é bem incomum e tem um aspecto horripilante e poderoso. Poucas pessoas são realmente sensitivas e menos pessoas ainda conseguem aprender, através de antigos rituais, a manipulá-la. Inicialmente as únicas "criaturas" que existem são fantasmas, sendo que os jogadores terão total autonomia para criar suas próprias assombrações e suas peculiaridades.

Nível da Magia

Este é um jogo realista e de baixa magia.

Situações de Conflito

Os conflitos que este jogo propõe incluem situações de medo x coragem, investigação (curiosidade) x horror.

Vilões

  • Fantasmas nazistas;
  • Assombrações;
  • Poltergeist.


Reporte de sessão

Este foi um jogo onde tivemos cinco cenas principais:

Cena 1 - Chegada ao hotel

Na primeira cena tivemos os personagens chegando à cidade e conhecendo o hotel onde ficariam hospedados, uma velha construção de dois andares e com um sistema elétrico de qualidade duvidosa (ou não!).


Yuri



Cena 2 - Se Beber Não Morra

A segunda cena ocorreu no bar da cidade, "Se Beber Não Morra", onde os personagens puderam interagir com Yuri, o dono do bar, que lhes contou sobre os tais casos sobrenaturais da região.



Cena 3 - A mulher de branco

Esta foi a cena onde enfim colocamos o sistema à prova. Enquanto voltavam para o hotel, por volta das 20 horas, o grupo viu uma mulher vestida de branco na estrada gelada e completamente afastada de qualquer ponto civilizado da cidade. Eles passaram lentamente por ela, que os olhava fixamente, e sem nenhuma explicação a mulher desapareceu. A equipe decidiu 
investigar, e Mikail e Howard desceram do carro, enquanto Alexia permaneceu no carro. A mulher de branco "apareceu" dentro do carro e deu partida nele, com intuito de recriar seu acidente, consequentemente matando Alexia. Este foi o primeiro conflito do jogo, Howard tentou segurar a mulher de branco, enquanto Mikail distraia a assombração para Alexia, que só queria sair viva do carro. O grupo de saiu muito bem nas escolhas das ações e pegaram bem as mecânicas de apostas do jogo. Conseguiram até mesmo ter um breve diálogo com a mulher de branco depois do "incidente".

Cena 4 - De volta ao bar

Como na cena anterior o grupo perdeu o carro, destruído no acidente, decidiram voltar ao bar e buscar abrigo da tempestade de neve que caía. Chegando ao bar esperaram Yuri fechar o bar, por volta das 2 horas, e concordar em lhes dar uma carona até o hotel.

Cena 5 - E no próximo episódio...

A última cena, foi na verdade bem curta, apenas para dar um clima para uma próxima sessão. Deixados no hotel por volta de 3 horas, a equipe vê as luzes do hotel, agora completamente deserto, piscarem quando eles entram.




Considerações Finais

Este foi um RPG que me desafiou bastante. Acostumado a mestrar D&D  e Old Dragon, jogos que requerem certo tempo de preparação por parte do mestre) eu fiquei meio inseguro em iniciar o jogo totalmente no improviso, mas acredito que assim que o jogo começou isso ficou de lado e tivemos uma tarde incrível.
Ao final do jogo eu falei do meu interesse em voltar a mestrar D&D 4e (que não mestro a uns 4 meses) e usar o feriadão para isso, mas, para minha surpresa, o grupo se mostrou muito interessado no Este Corpo Mortal e na ambientação e pediu para continuarmos essa história e fazer uma mini-campanha. Sendo assim, continuaremos o jogo na sexta-feira e quem sabe no domingo. Acho que ficou mais do que claro que todos curtiram certo?

3 comentários:

  1. Sessão muito tensa...as idéias surgindo e montou esse verdadeiro mosaico! Valeu Romário e Felipe...

    ResponderExcluir
  2. Cara, Este Corpo Mortal é foda!
    Tô gostando cada vez mais do cenário!
    Doido para experimentar!!!

    Espero que tenha conseguido continuar!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jogamos mais duas sessões e na próxima colocaremos um fim a essa aventura. Tentarei gravar um podcast com os jogadores falando sobre a experiência.

      Excluir