21 de maio de 2014

Resenha - Bestiário de Arton Volume 2


Em maio de 2014 a Jambô Editora lançou seu mais novo suplemente para a linha Tormenta RPG, o Bestiário de Arton Volume 2. Quer saber o que achamos dele?

Aspectos Gráficos (d8/d20)

A primeira coisa que eu tenho a dizer neste quesito é: eu acredito que esta é a capa mais bonita para a linha Tormenta RPG até agora. A arte e as cores da capa são muito boas e  talvez indiquem que a Jambô esteja melhorando, gradativamente, a arte de seus livros, como pudemos observar em alguns de seus últimos lançamentos (como o Manual Básico Revisado e o Manual das Raças). 

A segunda coisa que tenho a dizer é que O Bestiário 2, diferentemente do seu predecessor, só é vendido fisicamente no formato capa dura. Particularmente eu prefiro esse formato para os livros core, como são os Bestiários e Módulo Básico. Em geral são os livros que você mais usará e, para aqueles que não jogam em casa, levará na mochila por aí. A capa dura prolonga a vida útil desses livros e não os torna muito mais caros do que seus "irmãos" brochura.

O interior do livro segue o padrão gráfico da Jambô ao qual já estamos acostumados, porém não acomodados: miolo preto e branco, papel offset e algumas ilustrações repetidas de livros antigos. Entretanto vejo as coisas estão melhorando, afinal temos muitas ilustrações inéditas, sendo a maioria delas bacanudas. 


Os Monstros (d12/d20)

Velhos conhecidos do D&D fazem sua estréia no TRPG, como o terrível "Ankheg" ou o manipulador "Aboleth". Da mesma forma, velhos conhecidos de Arton estão de volta, como os bizarros "Paraelementais" ou o assustador "Zangão do Pesadelo".

A contra-capa do Bestiário 2 diz que existem mais de 100 novos monstros nele. Como eu não sou filho de rapariga tive tempo de contar, eu não sei dizer ao certo quantos são, mas eu sei que existem 40 novos monstros com ND igual ou superior a 10. QUARENTA. Agora, em conjunto com os livros previamente lançados, os mestres têm um verdadeiro arsenal de monstros bombadões para chutar a bunda de jogadores apelões. A Jambô mandou bem.

Quanto ao domínio da mecânica do sistema nas fichas, eu confesso que me surpreendi positivamente. O trio de autores (Gustavo Brauner, Leonel Caldela e Lucas Borne) tirou leite de d20 e conseguiu fazer algumas das fichas mais criativas que já vi no d20 system (D&D 3e e Pathfinder, estou falando de vocês!). Ainda que o sistema originalmente criado pela Wizards of the Coasts 14 anos atrás já tenha sido exaustivamente manipulado, O Bestiário de Arton vol. 2 surpreende com alguns monstros que, com detalhes pequenos (mas criativos!), com certeza pegarão qualquer veterano de calças curtas. 


Pontos Fracos

- Miolo preto e branco e papel offset. Entendo que talvez um livro inteiramente colorido e com papel couchê possa tornar a produção dele inviável, mas ainda assim considero que a parte gráfica é um dos pontos fracos da Jambô.

- Arte repetida. Mesmo caso do exemplo acima, mas ainda assim é um ponto fraco. Se eu posso reclamar de arte repetida nos meus livros de D&D eu posso reclamar de arte repetida nos livros de Tormenta.

- Algumas ilustrações, como a do "Ancião das Rochas", não seguem, na minha opinião, o nível das outras do Bestiário, como a do "Aboleth", que ficou bem boa.

Pontos Fortes

- A ficha do "Gigante Máximo" é uma das coisas mais criativas que já vi em um bestiário de d20 system. Meus parabéns para quem a construiu, você manja das putarias.

- A piada que diz (expressamente, em texto e não apenas em imagem) que a semelhança com monstros de jogos de kart é mera coincidência. Tá quase escondida, mas quando eu vi me fez rir.

- O livro é capa-dura. Eu curto livros assim. Eu acho isso um ponto forte nele, especialmente por outros da linha serem brochura. 



Avaliação Final (d10/d20)

Se você joga Tormenta RPG você precisa comprar esse livro. Ele vai te oferecer uma porrada de novos monstros para suas aventuras e campanhas e tá com um preço bem bacana. Com certeza vai me ajudar na campanha que mestro via Skype atualmente.

E vocês, o que acharam do Bestiário d Arton vol. 2? Comentem aí!